Odontologia Empresarial

O curso de Odontologia Empresarial prepara o cirurgião-dentista para competir e prosperar neste competitivo mercado odontológico, ensinando fundamentos de gestão voltados à Odontologia e ferramentas que permitirão ao cirurgião-dentista realizar uma gestão profissional de seu consultório ou clínica, atender seus pacientes e tornar-se também um empresário de sucesso do mercado odontológico

 

Diferenciais do Curso de Odontologia Empresarial:

 

- Conteúdo de gestão empresarial aplicados a clínicas e consultórios odontológicos;

- Disponibiliza ferramentas de gestão aplicadas a clínicas e consultórios odontológicos;

- Abre a visão empreendedora do cirurgião-dentista quanto às oportunidades de negócio nas diversas áreas do mercado odontológico;

- O conteúdo teórico é aprendido e fixado através de exercícios práticos e dinâmicas de grupo;

Ao final do curso você sai com um Plano de Negócios finalizado e pronto para ser colocado em prática, que servirá como um guia para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, para que você já possa ter resultados práticos. Este Plano de Negócios é aplicável para:

  • Transformar seu consultório ou clínica atual em um negócio profissional;
  • Planejar a expansão e crescimento do seu consultório ou clínica odontológica atual;
  • Montar o primeiro consultório ou clínica odontológica de forma profissional, desde o começo do negócio.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


1) INTRODUÇÃO – EMPREENDEDORISMO NA ODONTOLOGIA

- Análise do mercado odontológico;

- Análise do cirurgião-dentista;

- Opções para o cirurgião-dentista no mercado odontológico;

- O Dentista Empresário, Gestor e Empreendedor;

- Ética odontológica;

- Visão Integrada da Gestão: Finanças, Marketing, Logística, Pessoas, Jurídico e Negócios

- Tornando-se um profissional de negócios.

 

2) FINANÇAS PARA CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS:

- Custos fixos de clínica odontológica;

- Custos Variáveis de clínica odontológica;

- Despesas de clínica odontológica;

- Formação dos preços dos procedimentos odontológicos;

- Valor dos procedimentos odontológicos;

- Gestão financeira da clínica odontológica;

- Análise de Investimentos na clínica odontológica;

- Contabilidade: Pessoa física x Pessoa Jurídica

 

3) MARKETING EM ODONTOLOGIA – Parte 1:

- Conceitos básicos;

- Nichos do Mercado Odontológico;

- Seleção do público-alvo e personas;

- Análise comportamental dos pacientes;

- Análise da concorrência;

- Definição do serviço odontológico:

· Mix de Marketing;

· Definição do local da clínica;

· Definição dos tratamentos oferecidos;

· Definição de um “Padrão de Atendimento”;

· Montagem estratégica da clínica;

· Definição de preços;

· Estratégia de preços;

· Promoção: como se comunicar e atrair pacientes do seu público-alvo;

· Construção de uma marca;

· Posicionamento da marca;

- Relacionamento com os pacientes;

- Fidelização dos pacientes;

 

4) MARKETING EM ODONTOLOGIA – Parte 2:

- Marketing Digital e Mídias Sociais;

- Estratégia para formação de parcerias;

- Vendas de tratamentos;

- Inovação e reinvenção do negócio

 

5) LOGÍSTICA DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS:

- Definição dos processos internos para atendimento ao paciente;

- Seleção de fornecedores de produtos e serviços odontológicos;

- Gestão de compras e contratações de serviços odontológicos;

- Gestão de estoque;

- Distribuição de materiais e instrumentais nos consultórios;

- Organização dos consultórios;

- Gestão de documentos;

- Agendamentos de pacientes;

- Gestão da recepção;

- Sistemas de gestão de clínica odontológicas;

- Gestão do atendimento ao paciente;

- Controle de qualidade no atendimento odontológico;

- Pós-venda de tratamentos odontológicos;

- Conserto e manutenção dos equipamentos odontológicos.

 

6) PESSOAS – EQUIPE DE ATENDIMENTO PARA CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS:

- Estrutura organizacional de clínica odontológica;

- Formação de equipe para atendimento odontológico;

- Treinamento de equipe;

- Motivação da equipe;

- Gerenciamento da equipe de atendimento;

- Gerenciamento de crises entre membros da equipe;

- Endomarketing para retenção de talentos

 

8) NEGÓCIOS APLICADOS PARA ODONTOLOGIA:

- Negociação para empresários odontológicos;

- Outras opções de negócios no ramo odontológico;

- Plano de negócios avançado.

 

9) ENTREGA E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS:

- Cada aluno vai entregar e apresentar o plano de negócios do seu projeto ou negócios.

 

CRONOGRAMA:

  • 24 e 25/04: Módulo 1: Empreendedorismo na Odontologia
  • 29 e 30/05: Módulo 2: Finanças para clínica odontológica
  • 26 e 27/06: Módulo 3: Marketing para clínica odontológica
  • 24 e 25/07: Módulo 4: Vendas de tratamentos odontológicos
  • 07 e 08/08: Módulo 5: Logística em clínicas odontológicas
  • 25 e 26/09: Módulo 6: Equipe para clínicas odontológicas
  • 16 e 17/10: Módulo 7: Segurança jurídica para clínicas odontológicas
  • 13 e 14/11: Módulo 8: Negócios em Odontologia
  • 11 e 12/12: Módulo 9: Apresentação do plano de negócios

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